13/03/2016

(RESENHA) - A Menina Submersa

Nome: A Menina Submersa

Autor (a): Caitlín R. Kiernan

Editora: DarkSide

Quantidade de Páginas: 317


Olá amados, a resenha de hoje é do Livro A Menina Submersa da Caitlín R. Kiernan.

Primeiramente eu gostaria de pedir desculpas devido a minha graaaande demora para estar postando aqui a culpa disso eu coloco toda encima da minha faculdade de Enfermagem, por mais que eu ainda esteja no 1° semestre já posso dizer que sei como é a vida de universitária com tantos deveres, trabalhos, seminários e etc... mas ainda sim estou muito feliz por finalmente estar cursando a faculdade ~ dancinha sem graça~.

Voltando ao livro, este é um dos livros que eu havia colocado no post de Leituras para 2016 (clique aqui) e ele foi o meu segundo livro a ser lido, o primeiro foi Além da Muralha (video - resenha) e sim já faz muuuito tempo que eu o li (em janeiro para ser mais especifica) mas este é um daqueles livros que você lê as vezes rele e não entende bagulho nenhum, eu tive que passar um tempo refletindo sobre a historia que eu havia acabado de ler antes de finalmente escrever a resenha que hoje trago a vocês.






































Em A Menina Submersa de Caitlin R. Kiernan conhecemos India Morgan Phelps , ou Imp, uma menina que sofre de esquizofrenia assim como sua mãe e sua avo que se suicidarão procurando escapar da loucura. Imp diferente de sua mãe e avo,  procura em seus livros, nos vinis antigos de sua mãe e ate mesmo no seu grande amor que é a pintura escapar de sua genética esquizofrênica paranóica e conseguir entender o que aconteceu com ela e com Eva Canning, com sua namorada e consigo mesma.

A narrativa nos joga o tempo inteiro no tempo e na cabeça de Imp, -  algo que no começo me incomodou pois não estou acostumada com esse tipo de narrativa não linear por isso tive alguns problemas em determinados parágrafos e acabei tendo que Le los mais de uma vez para finalmente o compreender, mas de qualquer forma eu gostei de sair um pouco de minha “zona de conforto” encontrei em A Menina Submersa um tipo de desafio que não me arrependo nem um pouco de ter encarado -.


Imp vagueia por varias obras literárias entre elas está A Menina Submersa, de Phillip George Saltonstall e Fecunda Ratis, de Albert Perrault  - confesso que pensei que  ambas obras realmente existiram e somente o Google me fez perceber que há determinadas obras tão bem criadas e personagens que realmente nos faz acreditar que algo fictício realmente existiu -. E é exatamente isso que acontece nesta narrativa.
Como sua memória é um pouco “esquecida” digamos assim a protagonista varias vezes nos avisa que aquilo que ela está escrevendo pode não ter realmente acontecido e que ela pode ter criado por um motivo ou outro. Acho que o único momento em que realmente podemos ver a mente de Imp com certa clareza é quando ela deixa de tomar seus remédios, na tentativa de descortinar Eva, nesse momento mergulhamos com força total na esquizofrenia, paranóia, lembranças confusas e criaturas que vivem em sua cabeça. É necessário que sua namorada (Abalyn) invada seu apartamento e a coloque nos eixos novamente.



 Notas:

 Livro simplesmente perfeito, por mais que para ser ler seja necessário que toda a sua atenção esteja voltada para ele se não você se perde por completo ainda sim eu o indico hoje, amanha e sempre!

5 caveirasbook's