01/01/2016

( Resenha ) - O Mundo de Gelo e Fogo

Nome: O Mundo de Gelo e Fogo
Autor: George R.R Martin, Elio M. Garcia JR. e Linda Antonsson
Editora: LeYa
Quantidade de paginas: 326


resenha o mundo de gelo e fogo


  Enquanto aguardamos o livro Os Ventos do Inverno temos alguns livros lançados durante este grande espaço de tempo para lançamento dos livros de As cronicas de Gelo e Fogo, uma dessas grandes obras lançadas é o livro O mundo de Gelo e Fogo lançado em 2014 pela editora Bantan e pela editora LeYa aqui no Brasil.
   O livro trás toda a historia de Westeros e Essos falando um pouco mais sobre a antiga Valiria e os senhores dos Dragões, nos mostrando mais detalhadamente como era toda Westeros antes desta que conhecemos nos livros atuais, trazendo com grandes detalhes sobre a Guerra da Conquista, sobre cada um dos Setes Reinos e até mesmo indo além em Essos, isso sem contar as magnificas e bem feitas ilustrações que temos no decorrer de todo o livro.






   O livro é dividido em sete partes sendo elas:  Historia Antiga, O Reinado dos Dragões, Os Reis Targaryens, A Queda dos Dragões, O Reinado Glorioso e Além do Reino do Sol. 
   No inicio temos uma carta do Meistre Yandel, direcionada ao Rei Tommem Baratheon na qual trás a ideia de passar conhecimento secular para o novo rei.




   Historia Antiga

    Nessa primeira parte somos levados a bem antes de tudo que acontece atualmente nos livros, nos tempos em que os gigantes dominavam, eles eram povo livres, sem Lords e nem Reis, não possuiam casas nem metais, ou seja, eram criaturas antigas e continuam sendo mesmo com os anos se passando. Já os filhos da Floresta eram totalmente o contrario. Além de nos mostrar o quanto a linhagem Stark é antiga e o quanto eles se envolveram com as criaturas do começo dos tempos. Depois conta sobre a chegada dos Primeiros Homens e tudo que aconteceu antes do pacto que eles fizeram com os filhos da floresta, temos a Era dos Herois na qual não nos tras nenhuma grande informação apenas relatos de Meistres sobre o pacto que durou milhares de anos e "A Longa Noite".
   A Longa Noite em si fala sobre o inverno que chegou e que durou uam geração, pessoas nasciam e morriam sem conhecer a Primavera (alguns contos dizem que na verdade eles nunca chegaram a ver nem mesmo a Luz do Sol). Então temos os contos que falam sobre o heroi que trouxe a luz novamente ao mundo, em Asshai os sacerdotes de Rhllor que este heroi se chamava Azor Ahai e profetizaram o seu retorno.
   Temos uma pequena mistura de contos que falam sobre Os Outros, criaturas que vieram das Terras de sempre Inverno trazendo com eles o frio e a escuridão (embora alguns acreditem que era o frio e a escuridão que os atraiam), segundo contos eles tentavam destruir toda luz e calor e montavam em Aranhas de Gelo e Cavalos mortos, que foram ressuscitados para servi los assim como seus cavaleiros eram.



   Por fim temos um pouco sobre a Antiga Valiria (algo não abordado nos livros), sobre os senhores dos dragões e suas grandes conquistas (e destruições) por todo Essos, e op que eles faziam, o que herdaram e sobre a sua tão famosa destruição pelo fogo. Temos mais um pouco sobre a Rainha Nymeria Nymeros (muito comentada nos livros mas nunca em algo tão explicado como vimos em O mundo de Gelo e Fogo), sobre sua fuga com seus dez mil navios, sobre seu trajeto e por fim sua chegada em Dorne.
   E obviamente não podia deixar de falar sobre A chegada dos Ândalos e sobre a guerra que se formou entre eles e os primeiros homens até que por fim eles se tornassem os novos governantes de quase toda Westeros,




   A Era dos Dragões

    Na segunda parte do livro temos com detalhe completo sobre A guerra da Conquista de Aegon, O Conquistador e suas irmas - esposas Rhaenys e Visenya, é dificil acreditar mas no auge da Valiria os Targaryen eram apenas uma familia mediocre que praticamente não tinham riquezas nenhuma, eles foram praticamente os unicos sobreviventes da perdição graças a Daenys Targaryen, A Sonhadora que teve a visão da destruição de Valiria, além de que demorou ate os Targaryens demonstrarem interesse em Westeros.
    Durante todo o capitulo (que é focado praticamente apenas na guerra da Conquista) temos uma passagem bem interessante na queda de Harrenhal, somos melhores apresentados as esposas de Aegon. Além de que entendemos um pouco mais do porque de Trrhen Stark ter decidido carregar o titulo de O Rei que se Ajoelhou em vez de lutar contra os invasores (assim como na época dos Ândalos).




Os Reis Targaryens

     
   Nesta terceira parte temos a historia de cada Targaryen que se sentou no Trono de Ferro (e os que estavam atrás), começamos obviamente por Aegon I, O Conquistador ate Aenys II, O Rei Louco. Uma das passagem mais importantes e interessante (pra mim pelo menos) é sobre a Dança dos Dragões no qual vamos com detalhes quem participou, quem lutou e quem morreu nela.
   No final vamos o desenrolar de toda loucura de Aenys II e da grande influencia e  habilidade de Twyin Lannister

 


A Queda dos Dragões

    Na quarta pare temos um assunto ate muito falado nos livros que é sobre a Rebelião de Robert Baratheon ou A Guerra do Usurpador e sobre o romance de Lyanna Stark.
    Em seguida somos levados para o Reinado Glorioso do Rei Robert I Baratheon (na qual também é muito falada nos livros e nao há porque se aprofundar aqui).




Os Sete Reinos


   Na sexta parte ficamos sabendo mais sobre cada casa que compoem o Sete Reinos, para mim a melhor é a de Dorne por mais que tenha ficado um pouco jogado de lado nos livros e na serie nem se fala é a minha casa favorita e no livro temos mais detalhes e revelações feitas em relação a primeira guerra de Dorne contra Aegon, suas irmas e seus dragões, fala sobre as grandes vitorias dos dorneses que incluem a morte de Meraxes e da Rainha Rhaenys Targaryen e também as grandes perdas que os dorneses tiveram que enfrenter afinal o preço da liberdade não é barato ainda mais quando seus inimigos possuem dragões.
   Essa parte do livro é mais para o leitor saber mais sobre a sua casa favorita e se sua casa favorita for uma vassala não temos pois algumas casas vassalas tambem são mencionadas especialmente aquelas que tiveram algum tipo de importancia na historia antiga ou ate mais atual, as historias são desde o primeiro Rei da casa (algo bem interessante ja que os reis e ancestrais desses personagens tão importantes  mais comentados são os Reis Targaryens), além de que para se falar de cada familia é legal saber mais sobre ela em si, sobre seus costumes, construções de seus castelos e etc...



Além do Reino do Sol

   Na ultima parte do livro conhecemos mais sobre Essos, sobre todas as cidades livres (especialmente Braavos) e além, fala sobre cada lugar, seus costumes, religiões e etc..., nesta parte podemos conhecer mais sobre cada lugar no qual a Danny vivia passando (e fazendo burrices). Então se você tiver curiosidade de conhecer melhor Essos este capitulo é inteirinho para você.
  No final temos três arvores genealoficas sendo elas dos Targaryens, Lannister e Stark.. além de uma linha do tempo com todos os reis dos Targaryens aos Baratheons.



Notas: 
    Recomendo este livro a todos os amantes de  O Mundo de Gelo e Fogo e ou Game Of Thrones ou a quem que apenas gostaria de conhecer um pouco mais sobre Westeros e Essos ja que não é extremamente necessário você ter lido todos os livros para ler esta maravilhosa obra, ele explica tudo desde o começo da era ate a historia na qual acompanhamos atualmente nos livros. Além de que a capa é simplesmente perfeita e as ilustrações não deixam a desejar, ele é um livro um tanto grandinho por isso dependendo do tamanho de sua estante ele pode ficar um pouco grande mas nada que colocar ele deitado sobre outros livros não resolva, vale muito a pena ter um desse em casa... Acreditem!





5 caveirabooks, eai já comprou né?